12/02/2015
SEGURANÇA

Encontros definem ações do programa Paz no Trânsito para 2015

O programa Paz no Trânsito retorna neste ano para dar continuidade às ações de conscientização e promoção da segurança nas ruas. Nesta semana, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade participou de três reuniões com entidades que são parceiras do projeto a fim de definir o calendário de atividades e quais serão as ações prioritárias a serem desenvolvidas ao longo do ano.

Nas operações do “Se beber, não dirija”, todas as entidades reiteraram o apoio ao projeto, que tem por objetivo fiscalizar o consumo de bebida alcoólica pelos condutores e orientar quanto a questões de segurança no trânsito. Para o secretário de Trânsito e Mobilidade, Paulo Sestrem, a operação vem se consolidando no município e trazendo benefícios para toda a sociedade.

A equipe da SETRAM também promoveu um encontro com servidores da Secretaria de Educação para definir as atividades relacionadas à educação no trânsito que irão ocorrer nas escolas neste ano letivo. A Secretaria de Educação definirá o calendário de participação das escolas municipais na Transitolândia, e encontra-se em estudo as escolas que receberão o Projeto Aluno Guia.

Também estão confirmados no calendário o programa Se Essa Rua Fosse Minha, que consiste na capacitação dos professores dos anos iniciais para trabalhar com o trânsito de forma transversal em sala de aula, e a 5° edição da Gincana Paz no Trânsito. “É de fundamental importância conseguirmos atingir desde cedo as crianças com a temática trânsito. Elas se tornam cidadãos mais conscientes de seus deveres e responsabilidades no trânsito e na sociedade”, afirma o Sestrem.

O Programa Paz no Trânsito engloba ainda outras ações educativas, como as Campanhas Temáticas, gravação de vídeos educativos, projeto futuro condutor e palestras em empresas e outras instituições. Trata-se também de uma das marcas do governo municipal.

Transitolândia
Ainda nesta semana, representantes da Secretaria de Trânsito e Mobilidade e Polícia Militar se reuniram para realizar um balanço da Transitolândia referente ao ano de 2014 e definir alterações para 2015. O horário de atendimento às escolas foi ampliado, passando de 2h para 2h30 por turma, com alunos de 4° ano como público-alvo do projeto. Outras ações propostas são a atualização da palestra e a renovação do material educativo entregue às crianças. O início das atividades na Transitolândia será dia 7 de abril.

SETRAM
Edição: Secom