Imprensa

05/02/2015
BRUSQUE BEM CUIDADA

Setram instala novos semáforos e substitui lâmpadas por LED


A Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque inciou nesta quarta-feira (4), a instalação de quatro novos semáforos. O objetivo é melhorar a segurança de pedestres e motoristas que passam pelos locais.

Os semáforos estão sendo instalados na avenida Otto Renaux, ruas Felipe Schmidt, Azambuja e Eduardo Von Buettner. Antes da implantação cada local passou por um estudo técnico para avaliar qual a melhor forma de aumentar a segurança de quem passa pela região.

Na rua Felipe Schmidt, no entroncamento com a rua Desembargador Érico Torres e Av. Otto Renaux, com entroncamento com a rua João Schaeffer, a Secretaria de Trânsito constatou que eram locais com risco de acidentes, como explica o secretário Paulo Sestrem: “Fizemos um estudo técnico com contagem volumétrica de veículos e concluímos que o semáforo seria o ideal para aumentar a segurança dos pedestres e motoristas”.

Na rua Azambuja, no cruzamento das ruas Bulcão Viana e Tiradentes, Sestrem esclarece que após a pavimentação foi verificado excesso de velocidade e conflitos de circulação, gerando acidentes de trânsito. “Também realizamos um estudo com contagem volumétrica e concluímos que o semáforo seria o ideal para melhorar a segurança e a fluidez”.

Na rua Eduardo Von Buettner, em frente à Prefeitura, será instalado um semáforo com botoeira. “Há três pistas para veículos e um fluxo intenso de pedestres em determinados horários. Assim, o pedestre aperta o botão quando quiser atravessar, porém o semáforo não abre instantaneamente, há um ciclo com determinado tempo para garantir a segurança da parada dos veículos. Assim, o semáforo não prejudicará o fluxo de veículos.”

Os semáforos devem ser ativados e entrar em funcionamento até o final do mês de fevereiro.

Lâmpadas dos semáforos serão substituídas por LED

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade começou a substituição de lâmpadas de semáforos em 18 cruzamentos. Serão instaladas 45 unidades de repetidores com LED, que são os semáforos junto à calçada, totalizando 135 bolachas.

A medida visa aumentar a visibilidade dos motoristas, além de diminuir o consumo de energia. Além disso, a manutenção do LED é muito reduzida, comparada às lâmpadas convencionais.



Texto: Clarissa dos Santos/Secom
Fotos: Alexandre Honda/Secom